sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Creche de Uruçuca oferece sopão nutritivo para alunos

Com o objetivo de complementar a alimentação dos seus 97 alunos, a Creche Municipal Irmã Angelina, de Uruçuca, fornece refeições extras. Duas vezes por semana, as crianças levam para casa sopas preparadas pela instituição de Educação Infantil. “A maioria dos estudantes é de baixa renda, vivem em situação de risco social, e refeição beneficia também suas famílias”, declarou a diretora Michelle Café.
Às terças e quintas-feiras, as cozinheiras da Creche Irmã Angelina preparam quatro tachos de sopa, enriquecida com ingredientes fontes de vitaminas, proteínas e carboidratos. Algumas verduras e hortaliças utilizadas são cultivadas na horta mantida pela instituição. O sopão é servido em recipientes trazidos pelos responsáveis das crianças, no momento de saída das aulas.

Além da sopa, a Creche Irmã Angelina fornece aos alunos leite oriundo do Programa Fome Zero. No total, são distribuídos cinco litros semanais a cada estudante, entregues às segundas, quartas e sextas-feiras. “Nossas crianças têm entre dois e cinco anos e precisam se alimentar bem para crescer de maneira saudável”, afirmou a diretora.

Funcionando em período integral, das 7 horas às 16h30min, a Creche Irmã Angelina oferece ainda seis refeições aos seus alunos. O sopão e o leite são alimentos distribuídos extraclasse. A instituição municipal de ensino dispõe ainda de psicóloga e atendimento odontológico quinzenal para os pequenos.

Recursos próprios

A merenda escolar e as demais refeições oferecidas pelas escolas da rede municipal de Uruçuca estão sendo adquiridas com recursos próprios. Como a antiga gestão deixou de prestar contas ao Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) desde agosto de 2008, os repasses foram suspensos. “Estamos trabalhando a fim de regularizar a situação do município e deixá-lo habilitado para contar com o reforço do Governo Federal. Enquanto isso, buscamos alternativas para que nossos alunos não fiquem sem a alimentação”, disse a secretária de Educação de Uruçuca, Fabrícia Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário